Bloqueio antifraude: saiba como proteger seu cartão em algumas compras

O bloqueio antifraude é mais um recurso criado pelas instituições financeiras para proteger seu cartão de crédito de golpes. De repente, chega uma notificação no seu celular informando que o cartão foi bloqueado devido a uma transação suspeita.

Então, você corre checar na fatura se existe alguma compra não reconhecida que justifique essa ação. Quer entender melhor como funciona o bloqueio antifraude e como pedir o desbloqueio? É só continuar a leitura!

O que é bloqueio antifraude?

Bloqueio antifraude é um recurso que suspende o funcionamento do cartão de crédito quando há alguma suspeita de fraude. Esse mecanismo é programado pela instituição financeira responsável pelo cartão, de modo que o bloqueio acontece automaticamente quando é identificada uma compra fora dos padrões ou que se parece com um golpe.

De acordo com a pesquisa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, realizada pela Kaspersky, 2 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes de cartão de crédito. Considerando que cerca de 70% dos brasileiros possuem três ou mais cartões, também segundo o estudo, o risco de ter compras fraudulentas realizadas por terceiros é grande.

Por isso, o bloqueio antifraude é essencial em qualquer cartão de crédito e faz parte das medidas de segurança tomadas pelas empresas para proteger seus clientes. No entanto, como em qualquer tecnologia, também ocorrem erros, como o bloqueio motivado por transações legítimas feitas pelo consumidor.

Por isso, algumas pessoas são surpreendidas com o aviso de bloqueio do cartão. Mas não há nada com que se preocupar, uma vez que o desbloqueio nesses casos é bem simples.

Como funciona o bloqueio antifraude?

O bloqueio antifraude suspende imediatamente (com ou sem comunicação prévia) o funcionamento de um cartão de crédito quando é identificada uma transação suspeita. As situações em que ele é acionado são:

  • Compras de valor muito alto, fora dos padrões de consumo do titular do cartão de crédito
  • Várias compras realizadas na sequência, indicando a provável ação de um criminoso para consumir o máximo possível do limite do cartão
  • Compras realizadas no exterior ou em locais nos quais o titular nunca esteve antes.

Ou seja, de modo geral, o bloqueio antifraude entra em ação sempre que uma compra fora dos padrões de comportamento do titular é identificada. Isso vale tanto para transações no cartão com limite pré-aprovado quanto para transações no cartão de crédito aprovado na hora.

Esses critérios foram definidos com base nas características comuns dos golpes contra cartões de crédito, com o objetivo de evitar que sejam feitas várias transações por criminosos. Dessa forma, o consumidor conta com um dispositivo de segurança extra para proteger seu cartão e evitar compras não identificadas.

O que fazer quando o bloqueio antifraude for acionado?

Se o bloqueio antifraude for acionado, verifique imediatamente sua fatura em busca de compras não reconhecidas. A última transação deve indicar qual foi o motivo da suspensão do cartão.

Se você não reconhecer uma ou mais compras, entre em contato com a instituição financeira para confirmar que se tratam de transações fraudulentas. Caso seja uma transação normal, informe o atendimento e peça o desbloqueio do seu cartão (geralmente, ele é feito imediatamente).

Provavelmente, assim que seu cartão for bloqueado, a instituição vai solicitar que você entre em contato, seja para confirmar que houve fraude ou para informar que são compras legítimas.

Entendeu como funciona o bloqueio antifraude e o que fazer se o seu cartão for bloqueado? Então, fique de olho na sua fatura e ative as notificações do seu cartão para receber o aviso sempre que for realizada uma nova compra!

O bloqueio antifraude é mais um recurso criado pelas instituições financeiras para proteger seu cartão de crédito de golpes. De repente, chega uma notificação no seu celular informando que o cartão foi bloqueado devido a uma transação suspeita.

Então, você corre checar na fatura se existe alguma compra não reconhecida que justifique essa ação. Quer entender melhor como funciona o bloqueio antifraude e como pedir o desbloqueio? É só continuar a leitura!

O que é bloqueio antifraude?

Bloqueio antifraude é um recurso que suspende o funcionamento do cartão de crédito quando há alguma suspeita de fraude. Esse mecanismo é programado pela instituição financeira responsável pelo cartão, de modo que o bloqueio acontece automaticamente quando é identificada uma compra fora dos padrões ou que se parece com um golpe.

De acordo com a pesquisa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, realizada pela Kaspersky, 2 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes de cartão de crédito. Considerando que cerca de 70% dos brasileiros possuem três ou mais cartões, também segundo o estudo, o risco de ter compras fraudulentas realizadas por terceiros é grande.

Por isso, o bloqueio antifraude é essencial em qualquer cartão de crédito e faz parte das medidas de segurança tomadas pelas empresas para proteger seus clientes. No entanto, como em qualquer tecnologia, também ocorrem erros, como o bloqueio motivado por transações legítimas feitas pelo consumidor.

Por isso, algumas pessoas são surpreendidas com o aviso de bloqueio do cartão. Mas não há nada com que se preocupar, uma vez que o desbloqueio nesses casos é bem simples.

Como funciona o bloqueio antifraude?

O bloqueio antifraude suspende imediatamente (com ou sem comunicação prévia) o funcionamento de um cartão de crédito quando é identificada uma transação suspeita. As situações em que ele é acionado são:

  • Compras de valor muito alto, fora dos padrões de consumo do titular do cartão de crédito
  • Várias compras realizadas na sequência, indicando a provável ação de um criminoso para consumir o máximo possível do limite do cartão
  • Compras realizadas no exterior ou em locais nos quais o titular nunca esteve antes.

Ou seja, de modo geral, o bloqueio antifraude entra em ação sempre que uma compra fora dos padrões de comportamento do titular é identificada. Isso vale tanto para transações no cartão com limite pré-aprovado quanto para transações no cartão de crédito aprovado na hora.

Esses critérios foram definidos com base nas características comuns dos golpes contra cartões de crédito, com o objetivo de evitar que sejam feitas várias transações por criminosos. Dessa forma, o consumidor conta com um dispositivo de segurança extra para proteger seu cartão e evitar compras não identificadas.

O que fazer quando o bloqueio antifraude for acionado?

Se o bloqueio antifraude for acionado, verifique imediatamente sua fatura em busca de compras não reconhecidas. A última transação deve indicar qual foi o motivo da suspensão do cartão.

Se você não reconhecer uma ou mais compras, entre em contato com a instituição financeira para confirmar que se tratam de transações fraudulentas. Caso seja uma transação normal, informe o atendimento e peça o desbloqueio do seu cartão (geralmente, ele é feito imediatamente).

Provavelmente, assim que seu cartão for bloqueado, a instituição vai solicitar que você entre em contato, seja para confirmar que houve fraude ou para informar que são compras legítimas.

Entendeu como funciona o bloqueio antifraude e o que fazer se o seu cartão for bloqueado? Então, fique de olho na sua fatura e ative as notificações do seu cartão para receber o aviso sempre que for realizada uma nova compra!